Uma pequena empresa deve contratar um contador ou uma assessoria contábil?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Uma pequena empresa deve contratar um contador ou uma assessoria contábil?

 

Toda empresa, por menor que seja, precisará em algum momento de um serviço de contabilidade. Ou seja, precisará gerenciar estrategicamente finanças, economia e patrimônio. A dúvida é: a contratação de um contador é obrigatória para as pequenas empresas?

A resposta é não. Não é obrigatório contratar um profissional de contabilidade, podendo os serviços serem terceirizados por uma assessoria contábil.

Contudo, é totalmente aconselhável contratar um profissional de contabilidade, pois ele trará à empresa não apenas sua expertise em recolhimento de impostos, cálculos e controle de patrimônio, mas também pode contribuir com toda a inteligência financeira, cuidando estrategicamente de assuntos como: planejamento tributário, análise de desempenho corporativo, gestão de riscos trabalhistas, financeiros e tributários e cumprimento de leis tributárias.

Dicas para escolher um bom escritório de contabilidade

Se sua empresa ainda não está preparada para ter um profissional contratado atuando internamente, você deve buscar um escritório de contabilidade externo. A seguir, veja algumas dicas para não errar na contratação:

1 – Pesquise sobre diversos escritórios de contabilidade

Isso mesmo, considere a opinião de outros empresários. Depois de juntar algumas opções interessantes, pergunte aos clientes destes escritórios como é o atendimento, a qualidade dos serviços entregues, prazos, etc. Elenque alguns requisitos que você considera essenciais e pergunte.

2 – Confirme a situação do escritório nos órgãos do setor

O segundo passo, é fazer a checagem dos escritórios que você está analisando junto aos órgãos do setor, como sindicato das empresas contábeis da sua região e o Conselho Regional de Contabilidade. Assim, você saberá se os profissionais têm registros e estão operando dentro da lei.

3 – Conheça os serviços oferecidos pelo escritório

Analise os modelos de relatórios que o escritório deve entregar mensalmente com informações de cobrança de impostos e folha de pagamentos, por exemplo. Veja se estes documentos atenderão sua empresa. Também é interessante verificar se há possibilidade de adaptar ou se são relatórios únicos.

4 – Entenda como funciona o pagamento de honorários

Não existem valores fixos a serem cobrados pelos escritórios de contabilidade. Tudo depende dos serviços que são entregues à sua empresa. Por isso, faça orçamentos com vários escritórios para conhecer, mais ou menos, os custos que você terá mensalmente. É importante desconfiar de preços muito abaixo do mercado – por isso, orçar com diversos possíveis fornecedores é muito importante.

5 – Avalie o atendimento

Analise a quantidade de clientes que o escritório atende, comparando com a quantidade de funcionários disponíveis. Afinal, você quer ser bem atendido e não pode correr o risco de dividir seu atendimento com muitas empresas.

6 – Visite o escritório

Vá até o escritório para avaliar a organização do ambiente bem como o clima de trabalho. Isso fará toda a diferença durante o tempo em que vocês forem parceiros. Olhe nos olhos antes de assinar um contrato. Evite surpresas.

Como vimos, os serviços contábeis são essenciais para a gestão estratégica de uma empresa. Contratar um contador ou os serviços de uma assessoria contábil é uma decisão que deve levar em conta não apenas os recursos disponíveis, mas também a complexidade do negócio e os anseios de crescimento e profissionalização.