Planilha de Gastos ou Sistema de Gestão Empresarial

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Planilha de GastosMuitos empreendedores quando iniciam uma nova empresa se deparam com a seguinte questão: Devo iniciar gerenciar minha empresa com Planilhas em Excel ou posso iniciar minha empresa já com um sistema de gestão empresarial.

Não existe uma resposta correta para esse assunto. O gestor quem precisa avaliar o quanto de habilidade e tempo ele quer utilizar em gerenciar sua empresa e também, ele precisa avaliar fatores como segurança como restrição de acesso, local de armazenamento, backup e distribuição das informações.

Para auxiliar a essa decisão, criamos alguns tópicos abaixo que necessitam ser considerados para não ter surpresas.

1 – Baixar Planilha de Gastos Pronta.

Existem diversas planilha de gastos prontas na internet disponíveis gratuitamente pelos sites. Muitas com os campos predefinidos e utilizando gráficos para melhorar a visão.  Uma grande vantagem de baixar essas planilhas, é que o gestor não necessita ser um especialista em Excel para manuseá-las, bastando simplesmente abrir e começar a inserir informações. Mas as planilhas em Excel, ficam salvas no computador e correm o risco de serem copiadas indevidamente ou caso o computador estragar, as informações serão perdidas.

Caso você opte por utilizar uma planilha de gastos para gerenciar sua empresa, o Blog das Pequenas Empresas preparou um modelo para você utilizar. Fica disponível para download abaixo.

Download - (XLS)

Download – Planilha de Gastos(XLS)

Nessa planilha, você pode preencher os campos brancos com os valores dos gastos e ganhos da empresa.

2 – Criar sua própria Planilha de Gastos

Uma boa opção é de criar a própria planilha de gastos, mas para isso, é necessário que o gestor tenha um pouco de conhecimento em planilhas Excel. Isso torna o controle mais especifico para a sua empresa e fica mais rápido de localizar as informações. Mas é necessário tomar cuidado para não criar formulas indevidas, ou dificultar a visualização da planilha, pois, a mesma facilidade de criar pode dificultar quando se cria colunas ou linhas demais para o controle. É importante que o gestor também armazene essas informações em lugar seguro contra cópias indevidas e com backup regularmente.

3 – Comprar Sistema de Gestão instaláveis na máquina.

Existem alguns tipos de sistema de gestão que são instalados na máquina, como sistema de banco, sistemas de gestão demonstrações, e sistemas gratuitos. Alguns sistemas apresentam boas interfaces e podem mostrar um bom controle de informações. Esses sistemas podem ser uma alternativa para substituir a planilha de gastos e também para o início da empresa. Mas possuem algumas desvantagens que devem ser levadas em consideração, como as instalações na máquina acabam tornando eles preso ao computador e com isso, torna um problema no caso de furto, raios, ou alagamentos. Também, as dificuldades de atualizar o sistema, cada vez mais necessária, pois a nota fiscal eletrônica obrigada aos softwares terem atualização entre semestres ou anuais.  Essas opções acabam tornando os sistemas instalados no computador, difíceis de manter e exige do gestor um conhecimento adicional de informática.

4 – Utilizar Sistema de Gestão Online

A grande vantagem de um sistema de gestão online é de salvar as informações direto num local seguro. Também você não fica a mercê do computador, qualquer computador, tablet ou celular pode ser utilizado para atualizar as informações de gastos da empresa. É o caso do sistema de gestão empresarial Execom, que está armazenado em local seguro, livre de raio ou alagações, fica disponível para qualquer aparelho que conecte a internet, atualizada. O gestor não necessita ter nenhum conhecimento adicional para utilizar a ferramenta. E o sistema possuem um custo mínimo para estar disponível. Uma ótima opção de gerenciamento empresarial.

Execom-ERP - Aplicacao

Para uma boa saúde financeira, o controle da informação é fundamental para escolher o próximo passo da empresa. O ideal é sempre pensar em uma ferramenta de gestão empresarial para lhe auxiliar no gerenciamento da empresa, pois com o crescimento da empresa, vem à necessidade de compartilhar informações corretamente e sem riscos de vazamento. É implícito que essa ferramenta, tenha um ambiente de trabalho amigável e fácil de manusear e esteja online tanto para os gestores, administração, vendas, compras e almoxarifado. O Sistema de Gestão Empresarial Execom possuem todas as qualidades e não necessita que o gestor possua algum conhecimento adicional como construir planilhas ou em serviços de informática, como fazer backup.

Publicado por: Gabriel Ochôa Encontre a Execom no Google+