O que é WMS e quais benefícios ele oferece para sua empresa?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

WMS é uma sigla em inglês para Warehouse Management System, ou seja, um sistema de gerenciamento de armazém. É uma aplicação de software que suporta as operações de armazenamento de mercadorias no dia a dia de uma empresa. Basicamente, ele oferece o gerenciamento centralizado de tarefas como monitoramento de níveis de estoques, controle de entrada e saída de mercadorias, relatórios gerenciais etc.

 

Um WMS pode ser um sistema independente ou pode ser um módulo de um ERP (Enterprise Resource Planning), solução que abarca o gerenciamento de todos os processos de uma organização.

 

Não importa a complexidade tecnológica ou operacional do WMS ou do negócio em que ele está inserido, seu objetivo será sempre o mesmo: fornecer gerenciamento das informações para controle de armazém de forma automatizada, portanto, inteligente e eficiente.

 

Quais os benefícios que um WMS oferece para sua empresa?

 

1 – Controle de estoques em tempo real

A possibilidade de visualizar os itens disponíveis no armazém, onde eles estão localizados e quando eles precisam ser reabastecidos com apenas alguns cliques é um diferencial competitivo imenso para qualquer empresa. Quanto maior for a operação, mais este gerenciamento ficará complexo.

 

Um bom WMS, portanto, agiliza o controle, tornando a gestão muito mais estratégica e dinâmica.

 

2 – Melhorias no atendimento ao cliente

O seu armazém é parte integrante da experiência de compra de seus clientes. Será que os produtos de seus clientes precisam estar em estoque? Será que os clientes terão o eles pediram quando e onde for necessário? Se sua empresa utiliza um bom software WMS, a resposta é sim.

 

Ao melhorar a gestão de armazenamento, você estará melhorando a logística toda para entrega dos produtos ao seu cliente. Assim, seus vendedores sabem o que podem e precisam vender e fica mais fácil calcular em quanto tempo a mercadoria chegará ao cliente. Aliás, não será mais preciso estocar quantidades gigantes, já que com a solução, é possível fazer previsão de vendas e fabricar a partir do que é vendido, respeitando prazos e entregando com qualidade.

 

3 – Aumento da produtividade

A relação entre os estoques e o chão de fábrica deve ser próxima e de retroalimentação. Isso só é possível com uma boa solução WMS. Com ela, as pessoas envolvidas no processo produtivo fazem suas escolhas e direcionam seus esforços para o que realmente será ou foi vendido, conforme a estratégia da empresa.

 

Do contrário, sem este aparato tecnológico, você pode estar direcionando os esforços de produção para mercadorias que não estão saindo e, deixando de lado o que tem uma saída maior, por exemplo.

 

4 – Redução de perdas, danos e avarias

Muitos erros de recebimento de mercadoria são evitados com uma solução WMS. Equipados com aplicações de RFID e leitura de códigos de barras, por exemplo, integrados ao WMS, os profissionais que recebem os produtos e insumos, fazem um controle mais rígido. Da mesma forma, conseguem controlar cada peça que sai, tornando a expedição mais eficaz e assertiva.   

 

Quando um produto ou insumo é solicitado, uma rápida consulta no sistema mostra aonde exatamente está localizado. Assim, diminuem os erros e, consequentemente, as perdas, os danos e as avarias.

 

Baseando-se em papéis e planilhas de Excel, você compromete a produtividade da sua operação e pode não ter um controle efetivo de tudo que está armazenado. Uma boa solução WMS é uma aliada se sua empresa quer ter um controle efetivo da logística de armazenamento de matéria-prima, insumos, componentes e produtos produzidos, tornando tudo mais gerenciável e estratégico.

 

Seu negócio já conta com uma solução WMS? Compartilhe sua experiência nos comentários!