Nota Fiscal 4.0 Você está preparado?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Nota Fiscal 4.0 Você está preparado?

Você já deve ter ouvido falar no novo Layout da NF-e? O novo Layout 4.0 é um modelo atualizado da Nota Fiscal 3.1. Conforme vão surgindo novas demandas de mercado é necessário uma atualização nos sistemas de nota Fiscal.

A NF-e nada mais é que um documento que existe apenas de forma eletrônica,  de forma estruturada e organizada com todas as informações necessárias para uma nota fiscal. Agora a partir de Agosto ela chega em sua nova versão a 4.0. Você deve se preocupar com esta mudança?

Fique ligado no artigo vamos mostrar algumas mudanças. E se você precisa se preocupar com ela!

Quais são as mudanças da Nota Fiscal 4.0?

Entre as mudanças está a adoção do protocolo TLS 1.2 ou superior, não podendo ser SSL. Essa mudança se dá por motivos de segurança e  está amplamente divulgado na internet a sua necessidade.

Esse é um ponto que pode causar problemas para usuários se você utiliza o Windows XP você terá que atualiza-lo para uma versão mais recente, pois o protocolo TLS 1.2 não tem suporte na versão do Windows XP.  Mas na versão do Windows 7 ou superior você não deve ter nenhum problema.

Haverá mudanças com os campos do Fundo de combate à pobreza que tem seus recursos oriundos do ICMS.  O novo layout permite identificar os valores referentes ao percentual de ICMS que serão destinados a FCP.

Outra informação importante que será alterada é o campo indicador da forma de pagamento. Agora, passará a integrar o Grupo de Informações de Pagamento, que, por sua vez, prevê o preenchimento com dado sobre o valor de troco. Além disso, será preciso informar qual o meio de pagamento utilizado, como dinheiro, cheque, cartão de crédito ou de débito, vale alimentação, entre outros.

Também haverá mudanças no preenchimento de alguns campos e de validações que antes não eram obrigatórias e a partir de agora passaram a ter seus campos validados.

Os campos de indicação de presença e de informações de transporte ganham novos valores que poderão ser preenchidos. Foi também criado um novo grupo de Rastreabilidade de produtos.

Este Grupo servirá para rastrear qualquer produto sujeito a regulações sanitárias, como medicamentos, itens veterinários, águas envasadas entre outros produtos que deverão ter todos os dados preenchidos.

No caso de medicamente o código da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deverá ser preenchido, em campo novo nessa versão.

Qual o prazo para a mudança?

 A maioria destas mudanças já está em vigor desde de o  final do ano de 2017. Mas as notas na versão 3.10 ainda serão válidas até a data limite que é 02/08/2018. Quando o ambiente da 3.10 será desativado e por consequência este layout não funcionará mais.

Você deve se preocupar com estas mudanças?

 Não. Boa parte da mudanças do novo layout são Técnicas. Você que utiliza um sistema de gestão confiável não terá problemas já que a empresa que fornece o serviço fará as mudanças. Porém se você utiliza um sistema próprio ou o sistema gratuito do governo pode ser que você tenha problemas. Caso você se encontre nessa situação que tal pensar em uma mudança?

A Execom Sistemas está preparada para a nova versão e para lhe ajudar nesse momento de transição. Faça um Teste com nossa ferramenta por 15 dias gratuitamente. Não é necessário informar cartão de crédito ou fazer pagamento antecipado para ter acesso a ferramenta apenas faça o cadastro no nosso site e utilize nossos serviços.

Qualquer duvida ou necessidade que tiver fale com nossa equipe de suporte que está preparada para lhe atender e ajudar.