NFC-e, projeto do SEFAZ que substituirá o Cupom Fiscal.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
NFC-e - Exemplo

A NFC-e ou Nota Fiscal Eletrônica para Consumidor Final é um novo projeto que pretende substituir a emissão de Cupons Fiscais nos estabelecimentos como Lojas, Supermercados, Comércio, farmácias, entre outros.

O projeto NFC-e é semelhante ao projeto Nota Fiscal Eletrônica. Ambos necessitam apenas de internet para emissão e também podem ser impressos em qualquer impressora (lazer, tinta ou matricial). Como na Nota Fiscal Eletrônica, a emissão da NFC-e faz por uma transmissão para o SEFAZ, que necessita ser assinada por um certificado digital.

Por momento, os projetos de NFC-e e Cupom Fiscal, trabalharam de maneira paralela, mas o objetivo é de que o comerciante que optar pelo NFC-e, será desobrigado da emissão do Cupom Fiscal.

Vantagens do Projeto NFC-e

A maior vantagem do novo projeto é que a impressão da NFC-e não necessitará de nenhum hadware específico. E sua impressão poderá ser opcional, pois o usuário poderá controlar suas compras por meio de um smartphone.

O DANFE NFC-e também não informará os produtos adquiridos, e terá somente informações sobre o valor da compra, quantidade de itens comprados, forma de pagamento, identificação da loja e eventual identificação do comprador.

Abaixo segue um exemplo:

Cupom Fiscal x NFC-e

 

Outra vantagem do NFC-e, é de poder dispensar a impressão do DANFE (Novo Cupom Fiscal), pois a transmissão ficará registrado no SEFAZ e disponível para visualização do usuário a qualquer momento. Caso o usuário necessite fazer a troca do produto em garantia, não será necessário procurar o DANFE, pois a venda está registrada no SEFAZ.

Inicio do Projeto

O projeto da NFC-e já está em vigor em alguns estados, como Amazonas, e fica a critério da empresa aderir ao projeto. O piloto está sendo testado em sete estados (AC, AM, MA, MT, RS, RN e SE) e conta com a participação de 40 varejistas de diversos segmentos como supermercado, grandes redes de roupas, frigoríficos, postos de combustíveis entre outros. As NFC-es já estão sendo emitidas desde março de 2013.

Execom e Projeto NFC-e

Smartphone Leitor Qr Code

A Execom já está homologada para emissão de NFC-e e o sistema Execom!ERP já possui o Emissor de NFC-e disponível para os usuários.