Modelo simples de livro caixa – O que ele deve conter?

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Livro Caixa

O livro caixa é um documento complementar da contabilidade das empresas. Serve para compor os lançamentos realizados dentro de um determinado período, dividido em dia, mês e ano.

O objetivo é obter clareza na entrada e saída de dinheiro cronologicamente. A principal peculiaridade do livro caixa é que ele se refere apenas a realidade momentânea da empresa, pois não contempla possibilidades de entradas ou de saídas de dinheiro.

O livro caixa é um pouco diferente dos relatórios Demonstrativo de Resultado e do Fluxo de Caixa, pois mostra somente uma lista das contas pagas e recebidas.

Todas as anotações devem ser práticas de acordo com o que aconteceu no período a que se destina. Nada mais e nada menos.

A quem se destina e quem é obrigado a manter e preencher o livro-caixa?

O uso do livro caixa pode ser usado por qualquer tipo de empresa, mas no geral o uso é facultativo.

No entanto, de acordo com a lei 9.317 de 1996, as empresas optantes pelo Simples Nacional estão obrigadas a registrarem o livro caixa, considerando todas as orientações e formalidades contidas na referida lei, desde os lançamentos diários e, até mesmo, na ocasião da abertura e fechamento da empresa, lançando as formalidades que fazem parte desse processo, sempre em números de entrada e saída de dinheiro.

Estruturação do Livro caixa

A estruturação e o preenchimento do livro caixa são extremamente simples, contudo, com algumas peculiaridades importantes a serem consideradas:

Data

Na primeira coluna deve constar a data do ocorrido, sendo a entrada ou saída. Na primeira linha do livro caixa deve-se, obrigatoriamente, constar o saldo anterior. Quando se inicia um novo mês, esse saldo deve ser lançado como último dia do mês anterior.

Breve histórico

O histórico é uma breve descrição sobre o fato ocorrido e aparece na segunda coluna do livro caixa. Exemplo: O pagamento de um fornecedor num determinado dia pode ser preenchido como “Pagamento de boleto referente ao fornecedor A”.

Entradas ou créditos

Tudo o que se refere a recebimentos deve constar nesse item

Saídas ou débitos

Tudo o que se refere a pagamentos deve constar nesse item

Saldo

A ultima coluna do livro caixa deve conter o saldo restante pós-operações do último dia. Para se obtiver o resultado é preciso somar o saldo restante no dia anterior com o as entradas e subtrair as saídas.

Exemplo simples de livro caixa

ESCRITURAÇÃO DO LIVRO CAIXA
Data Histórico Entradas Saídas Saldo
31122013 Saldo anterior     R$ 11.000,00
0112014 Pagamento de funcionários R$ 6.000,00 R$ 5.000,00
0212014 Depósito do Fgts. Pode ser indicado o número do depósito R$ 620,00 R$ 4.480,00
0312014 Recebimento de parcelas referente a venda de produto X R$ 300, 00 R$ 4.780,00
0412014 Recebimento de duplicata. Indicar o número da duplicata R$ 2.000,00 R$ 6.780,00
0512014 Pagamento do fornecedor A. (Em cheque). Deve ser indicado o número do cheque R$ 400,00 R$ 6.380,00
0612014 Recebimento a vista referente a venda de produtos com a nfs. Deve-se indicar o número da nota fiscal R$ 3.000,00 R$ 9.380,00

Planilha Livro Caixa

Estamos disponibilizando um modelo de livro caixa que pode ser utilizado na empresa. Segue a baixo.

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Essa planilha serve como um modelo pronto de livro caixa, e basta você inserir todas suas contas diárias que ela fará a totalização automática.

Observações

Todos os lançamentos, sejam de entrada ou saídas de dinheiro, devem conter documentos comprobatórios para validar o valor.

Quando se trata de pagamento ou recebimento em cheque o valor deve ser lançado como crédito ou débito no dia do pagamento.

Não é possível conter erro ou rasuras no livro caixa. Mas como ninguém está imune a cometer um equívoco, deve-se realizar um estorno do valor lançado erroneamente. Esse estorno deve ser feito por profissional qualificado (normalmente o contador da empresa) e sempre na sequência da escrituração.

Para saber mais sobre como profissionalizar a gestão contábil de sua empresa, acesse o nosso blog!

  • Jadiel Junior

    Muito bem.

  • LOUANE

    Boa noite, ótimo material.. Você poderia me enviar a senha para desbloqueio da planilha? naf.louanne@hotmail.com

  • Pingback: Pagamentos e recebimentos: como organizar o financeiro da AAA? - Integraê()

    • execom

      Muito Obrigado!
      Ficamos felizes em saber que nosso Site está ajudando.
      Qualquer duvida estamos a disposição.

  • Rafael Gonçalves

    Boa tarde! Excelente material! Gostaria da senha para desbloqueio da planilha por favor! Email: rafael.lougon@gmail.com

  • Alessandro Borges

    Obrigado pela orientação.

  • Marcelo Oliveira Conceição

    Caro Gerente da Execom – Sistema de Gestão de Empresarial, Bom dia!
    Assunto: Execom – Sistema de Gestão de Empresarial para Comércios, Industrias e Serviços com Emissor de Nota Fiscal Eletrônica e SPED Fiscal – http://blog.xcm.com.br/livro-caixa/.
    Este sistema serve para dar entrada e saída de nota? Funciona como caixa também?
    Tem como conferir estoque?
    Estou fazendo perguntas por que esse sistema que você apresentou é bem organizado aparentemente, queria saber quanto custa?
    Tem suporte?
    Serve para Loja de Ótica?
    Gera nota fiscal eletrônica? Emite nota fiscal online e offline?
    Gera cupom não fiscal?
    Tem como Exercitar; ou seja, praticar antes para os funcionários?
    Tem como fiscalizar a distância?
    Gera pagamento com código de barras para pagamento bancário?
    Em qual programa foi desenvolvido?
    Em quantas maquinas ele roda com um serial, preciso saber porquê vou por em Loja de Ótica?
    Entre outras novidades?
    Atenciosamente, Marcelo – E-mail: oliveira.moc@gmail.com