Gestão de TI, Dicas de como reduzir custos em TI.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Com a recessão econômica cortar custos na empresa é fundamental para ganhar competitividade e rentabilidade, mas também pode ser um grande desafio. Uma boa gestão de TI pode contribuir e muito para reduzir custos. Como a redução de custos em TI pode ser feita sem prejudicar os níveis de serviço e por sua vez a qualidade do produto final?

TI ou Tecnologia da informação é um termo bonito e um dos setores mais importantes em uma organização, ainda mais considerando a era em que vivemos, onde a informação está muito presente na vida de todos nós. E cada vez mais necessitamos termos acesso as informações de maneira ágil e e mais assertiva possível. A redução de custos com TI é uma tarefa árdua e pode exigir uma reestruturação nos processos da empresa. Não raro reduzir custos com TI exige num primeiro momento um aumento de investimento em tecnologia. Que trará redução de gastos com processo ineficientes ou que deixaram de ser necessários.

A empresa, por exemplo, pode cortar gastos por eliminar papeis e pilhas e pilhas de relatórios, investindo em um fluxo de comunicação por softwares e-mails ou com o nosso tão conhecido whatsapp, isso já diminui o tempo necessário para o tráfego de informações, aumenta a produtividade e diminui o custo homem\hora. Apenas como exemplo. Mas essa estratégia de melhorar processos requer um aumento de investimentos em tecnologia que a longo prazo trarão redução de custos e aumento em receitas. Explicamos com mais detalhes abaixo.

Computação em Nuvem

Um investimento que traz excelente resultado é o cloud computing ou Computação em nuvem que corta gastos e permite ao empresário focar em entregar valor ao seu produto e cliente. Manter uma estrutura computacional grande na empresa com servidores e computadores clientes custa uma boa dose de dinheiro. Uma estrutura como essa gasta com manutenção das maquinas, energia elétrica, refrigeração no caso de servidores, softwares, segurança e licenças de uso. Com um ambiente de nuvem se corta todos esses custos, passando todos os gastos para quem presta o serviço. Veja um exemplo prático e comum, quando as empresas investem em equipamentos para garantir máxima disponibilidade, esses recursos só são utilizados completamente em determinadas horas do dia. Durante o resto do tempo as máquinas são subutilizadas ou estão ociosas. Isso gera um prejuízo enorme para as empresas.

Uma pesquisa da Gartner mostra que 70% dos gastos de empresas com tecnologia são em investimentos relacionados a infraestrutura, que com o cloud você evita. Conforme pontuamos abaixo.
Veja os custos que você evita por ter um ambiente cloud computing.

• (%) de salário de funcionários especializados;
• Custo com desenvolvimentos;
• Custo com equipamentos, licenças e segurança;
• Envolvimento com profissionais de outras áreas;
• Custos fixos que podem ser reduzidos em escala (ex: energia)
• Entre outros custos que não citamos aqui;

Um sistema nuvem corta vários custos de infraestrutura e ainda entrega mobilidade a empresa. Já que todos os dados estão acessíveis em qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo. Desde que se tenha acesso a um ponto de internet.

Softwares de Gestão Empresarial

Outra forma de trazer uma redução de custos em TI é investindo num Software ERP ou Software de gestão empresarial. Que visa centralizar e integrar todas as informações da empresa num único lugar acabando com pastas/planilhas e arquivos que a empresa utiliza para gerenciamento. Traz também maior confiabilidade nas informações uma vez que automatiza o processo e elimina o risco de erro humano.

Considere que você está em uma reunião com cliente e que precisa de acesso imediato a uma informação no sistema. Nesse exemplo você não pode se deslocar até a empresa para dar resposta ao seu cliente. Com um sistema na nuvem você terá acesso a qualquer dado que o seu cliente precise em tempo real. Você acaba de agregar agilidade ao seu processo e as suas tarefas.

Gestão de TI.

Investimento em TI gera Redução de custos e aumento de eficiência.

Com estas mudanças terei uma redução de custos imediata? A Resposta é não.

Os custos com uma mudança de visão como está que apresentamos inicialmente é alto, uma vez que deve se levar em consideração o treinamento de toda a equipe envolvida nos processos. Mas a longo prazo esses custos se provarão um investimento seguro e rentável. Além do mais podemos destacar o investimento realizado no nosso planeta. Pois investindo em TI de forma consciente diminuiremos a quantidade de lixo gerado, uso de papel e consumo de energia elétrica. Tornando a organização mais sustentável.

Você também pode descobrir como ter uma gestão financeira melhor lendo o artigo Gestão Financeira importância e ferramentas.

A Execom sistemas pode auxiliar a sua empresa na redução de custos em TI. Nossos softwares são hospedados na nuvem e tem um baixo custo inicial. Conheça nossos sistemas e converse com nossos consultores para ver onde podemos lhe ajudar.