Fluxo de Caixa Livre – Descubra mais sobre essa Ferramenta!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Fluxo de Caixa Livre

Fluxo de Caixa Livre (FCF) é uma ferramenta utilizada para estimar quanto caixa é gerado pela empresa após a contabilização das despesas.

Existem diversas maneiras de calcular o FCL, porém a maneira mais simples é de subtrair do Fluxo da Caixa as Despesas de Capital.

Esse caixa pode ser utilizado para diversos fins, como Expansão das Atividades, redução de dividas, desenvolver novos produtos, comprar estoque , entre outros propósitos…

É importante que o valor do Fluxo de Caixa Livre seja positivo, pois isso significa que a empresa tem condições de arcar com suas despesas e obter lucro.

Por que é importante Fluxo de Caixa Livre ?

A ferramenta de Fluxo de Caixa Livre, indica que a empresa possui caixa para expandir as atividades.

Com o Fluxo de Caixa Livre com grande valor, é geralmente um sinal de que a empresa está saudável, fazendo mais caixa.

Muitos investidores utilizam o Fluxo de Caixa Livre para se certificar de que a empresa está prosperando.

Como criar um Fluxo de Caixa Livre ?

Para criar o Fluxo de Caixa Livre da empresa é necessário informações como as Despesas de Capital e o Fluxo de Caixa Operacional da Empresa.

FCL = Fluxo de Caixa Operacional – Despesas de Capital.

É importante notar que o Fluxo de Caixa, está diretamente ligado com as operações de receita e despesa da empresa. É preciso verificar se todas as receitas são condizentes a operação da empresa, e da mesma maneira, é preciso estudar as despesas que afetam o negócio somente em um determinado período, que são extras.

Por exemplo, se a empresa obtém uma receita extra por alguma venda de um ativo (imóvel, máquinas, investimento…) o FCL pode criar uma projeção errada da empresa, gerando mais lucro quando não existe esse valor.

O analista da empresa deve excluir cuidadosamente os resultados do que não condizem com o principal negócio da empresa, para não criar valores irreais.