Entenda EBITDA – LAJIDA?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

EBITDA

EBITDA que vem da expressão inglesa “Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization” que em português chamamos de LAJIDA  e que significa “Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização”,  que é um indicador financeiro utilizado para demonstrar a geração operacional de caixa da empresa.

Em outras palavras esse indicador representa o quanto a empresa gera de recursos com suas atividades operacionais retirando fatores externos como impostos, depreciação, amortização e juros.

Esse indicador é gerado da seguinte maneira:

EBITDA = RECEITA – DESPESAS (SEM IMPOSTOS, JUROS, DEPRECIAÇÃO E AMORTIZAÇÃO)

Resumindo EBITDA é o lucro da empresa sem juros, impostos, depreciação e amortização e geralmente é utilizado para comparar e analisar a rentabilidade de empresa, pois elimina os efeitos de decisões financeiras e contábeis.

Importância de conhecer o EBITDA

EBITDA é um indicador muito utilizado em empresas de grande porte com grande número de ativos, ou também para empresas com grandes financiamentos para pagar.

Também é muito utilizado no mercado de ações, onde esse indicador possibilita a comparação entre empresas, sem distinção de tipo, como serviços para industrias ou entre comércios. Isso porque o EBITDA representa apenas o lucro da empresa, retirando os ganhos financeiros (qualquer outros tipos de recebimento que a empresa pode ter propriedade)

Importante resaltar que o EBITDA representa o ganho direto. O EBITDA é uma boa métrica para avaliar a rentabilidade da empresa, mas não o fluxo de caixa.  O EBITDA também não inclui o recurso necessário para trocas de equipamentos, pois retira a depreciação do cálculo.

Ao utilizar esse indicador é necessário que os empresários entendam e utilizem o EBITDA junto de outros indicadores de desempenho para se certificar de que a empresa não está obtendo um resultado divergente dos esperados.

Saiba mais

Para conhecer mais de indicadores que sua empresa pode ter, siga nosso blog. Nós temos materiais gratuitos que podem serem baixados e utilizados na sua empresa para obter mais resultados.