Demonstrativo de Resultado (DRE) – Planilha Modelo e Como Fazer

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Planilhas - Demonstrativo de ResultadoMuitos Empresários de Pequenas Empresas, com a correria do dia-a-dia acabam voltando à visão para as tarefas operacionais necessárias e deixando de lado a situação financeira da empresa.

É importante administrar o próprio negócio e tentar delegar as tarefas operacionais para demais colaboradores, mas para algumas atividades se torna mais difícil, como por exemplo, uma escola de artes marciais ou cabeleireiro.

Uma frase importante de Stephen Covey, cita muito bem essa situação (Autor do livro Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes):

Muitos de nós gastamos tempo demais no que é urgente e tempo de menos no que é importante.

Para os empresários que estão com pouco tempo disponível, (e para os demais também) existe uma ferramenta que pode dar um check-up completo da situação financeira da sua empresa, o Demonstrativo de Resultado (DRE).

Raio X Financeiro

Demonstrativo de Resultado (DRE)

A ferramenta “Demonstrativo de Resultado (DRE)” é um relatório financeiro que mostra com exatidão a realidade econômica da empresa dentro de um período, geralmente mensal.

Com esse recurso, o empreendedor tem um “Raio X” econômico da empresa. Podendo também calcular alguns indicadores importantes como Volume de Venda, Custo de Mercadoria, Despesas Fixas, Lucro Obtido e a Rentabilidade da Empresa. (Conheça mais indicadores importantes no post – 7 Indicadores do seu negócio que você deve ficar de olho.)

Com essa ferramenta é possível também provisionar o volume de vendas para o próximo período e redução de despesas.

Já sem o demonstrativo de resultado, o empresa fica a deriva, tendo que tomar decisões baseando no cotidiano da empresa como falta de dinheiro no caixa ou excesso de produtos no estoque. (Estoque Ocioso ?). E também fica impossível ter um planejamento de médio e longo prazo sem o demonstrativo de resultado.

Modelo de Demonstrativo de Resultado (DRE)

Estamos disponibilizando um modelo de demonstrativo de resultado que pode ser utilizado na empresa. Segue a baixo.

Demonstrativo de Resultado (DRE)

Download(XLS)


As contas que estão descritas no modelo são de exemplos, mas podem ser renomeadas e incluídas novas contas, desde que estejam no grupo que condiz com a conta.

>> Clique aqui para baixar mais modelos de planilhas 100% gratuito <<

Como fazer o Demonstrativo de Resultado

Primeiro passo para criarmos o demonstrativo de resultado da empresa é salvar todas as contas (Pagas e Recebidas) em uma planilha ou em um caderno. (Para baixar uma planilha modelo de Contas a Pagar e Contas a Receber, clique aqui)

Importante que é categorizar as contas para que seja possível entender o porquê da existência delas. Normalmente essas categorias irão se repetir conforme for gerando contas a pagar ou receber.

Após registrar todas a contas geradas pela empresa, será necessário totalizar o valor das contas, somando todos os valores e registrando o total em outra planilha.

Logo após o Demonstrativo de Resultado começa a ganhar forma. Após essa planilha totalizadora estiver pronta, basta colocar os valores na nossa planilha modelo de demonstrativo de resultado. (download disponível acima).

Nossa planilha modelo já possui os cálculos prontos, e após inserir os valores, já é possível ter alguns indicadores disponíveis.

DRE – Próximos Passos

Com o demonstrativo de resultado criado, é possível fazer 2 análises importantes do relatório.

Essas análises auxiliam a visualizar se as contas estão de acordo com o resultado e se não existe alguma conta que esteja fora da realidade.

DRE – Análise Vertical

DRE - Exemplo Petrobras Analise Vertical

Com a análise vertical é possível identificar que contas estão com valores acima do normal.

Dessa maneira encontra-se contas maiores que as demais de maneira mais rápida.

Para auxiliar a analise, é importante que o modelo de Demonstrativo de Resultado possua um percentual com relação ao pai da conta. Conforme o modelo disponível para download.

DRE – Análise Horizontal

DRE - Exemplo Petrobras Analise Horizontal

A partir de um segundo período gerado de demonstrativo de resultado, é possível fazer a análise horizontal.

Dessa maneira encontra-se a evolução das contas. Como as Vendas e Despesas da empresa.

Tendo uma segunda visão é possível também conhecer quanto a empresa evoluiu de um período para o outro e também conhecer se existe algum período com maior movimentação na empresa.

Conclusão…

Com o demonstrativo de resultado, a gestão da sua empresa possui uma importante ferramenta de análise da empresa.

Após análise, é possível comparar o índice de lucratividade com o mercado e verificar se sua empresa está competitiva com as demais empresas.

Também é importante comparar o lucro da empresa com a melhor taxa de aplicação financeira para verificar se sua empresa cresceu acima da inflação.

Gostou do nosso artigo sobre o demonstrativo de resultado ? Deixe seu comentário e acrescente seu conhecimento a respeito do DRE.

  • Luachimo

    Bom dia, planilhas magnificas, agradecia de enviar a chave do desbloqueio.
    Aquele abraço
    Obrigado!

  • ALEXANDRE BRITES

    Bom dia!
    Qual a senha para desbloquear a planilha? Adorei cada uma.