Curva ABC – Passo a passo para criar essa métrica no Excel

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

No post de hoje aprenderemos o passo a passo para realizar uma curva ABC no Excel. Contudo, antes de partirmos para sua aplicabilidade, precisamos conhecer o seu conceito. Vamos lá?

O conceito de ABC

O Custeio Baseado em Atividades, conhecido como ABC (Activity-Based Costing), basicamente refere-se à metodologia de custeio que busca diminuir as distorções oriundas do rateio arbitrário dos custos indiretos.

Agora que você compreendeu o conceito deste método de custeio, vamos entender sua importância? Acompanhe!

Importância do ABC

Segundo Martins (2008), “O ABC, em uma visão horizontal, procura custear processos; e os processos, são, via de regra, interdepartamentais, indo além da organização funcional. O ABC, assim, pode ser visto como uma ferramenta de análise dos fluxos de custos e, quanto mais processos interdepartamentais houver na empresa, tanto maiores serão os benefícios do ABC”.

Através da afirmação do autor, percebemos que a utilidade do Custeio Baseado em Atividades (ABC) é uma eficiente ferramenta não apenas para custeio de produtos, mas para a gestão de custos como um todo. Entretanto, para fins de aprendizagem deste post, começaremos com o passo a passo para realizar a Curva ABC no custeio de produtos. Observe a seguir!

Classificação ABC

Primeiramente, precisamos responder a seguinte pergunta: o que é a curva ABC? Esta curva é um método utilizado para determinar os itens de maior importância ou impacto no estoque. Sendo assim, temos a seguinte classificação:

  •          Classe A: 65% dos custos.
  •          Classe B: 25% dos custos.
  •          Classe C: 10% dos custos.

Agora, vamos imaginar ao passo a passo!

Passo a passo da Curva ABC

O primeiro passo é digitar uma tabela conforme a seguir, contendo Item, Custo Unitário, Custo Total, % e ABC (classificação).

Curva ABC

A partir do momento em que os valores estiverem digitados, classifique a tabela em ordem decrescente, acessando: Dados > Classificar. Você também deverá preencher a coluna de % e ABC. Para isso, você deve realizar a soma do Custo Total (com a função soma), que nos dá o valor de R$ 27.010,00.

A porcentagem (%), por sua vez, deve ser calculada da seguinte maneira: R$20.000/27.010,00 (=E3/$E$11), que nos dá o valor de 74,05% no item 2, por exemplo. Para calcular o restante, basta arrastar a seta para baixo. Perceba que utilizamos o símbolo $ para travar a célula E11 na fórmula.

Curva ABC

Perceba que possuindo os valores da porcentagem é possível realizar a classificação ABC. O item 5, por representar 74,05%, possui classificação A, o item 7, por representar 11,57%, é B, e o restante dos itens são de classificação C.

Agora, devemos calcular a porcentagem acumulada a fim de realizar o gráfico, conforme a figura a seguir:

Curva ABC

Repare que o item 7, por exemplo, é a soma da % Ac. anterior + % do item 7 e assim sucessivamente.

Com essas informações, podemos realizar o gráfico da Curva ABC. Para isso, selecionamos as colunas item e % e acessamos: Inserir > Gráficos > Linhas. Desta maneira, temos:

Curva ABC - Gráfico

Como você pôde perceber, com o gráfico é possível ler de que forma estão distribuídos os itens de acordo com a sua porcentagem, ou seja, importância. E esta é exatamente a função da curva ABC: proporcionar a análise de custeio dos produtos (neste caso). O gráfico utilizado neste exemplo possui uma curva muito suave. Se você desejar uma curva mais acentuada, para fins de aprendizagem, basta ir modificando os números como desejar e observar a curva que irá se formando.

Agora que você compreendeu como funciona a metodologia ABC e o passo a passo para realizá-la no Excel. Que tal praticar um pouco?

  • Gostei muito bom, gostaria de saber se seria me ajudar em um curva abc, estou construindo um sistema de estoque, mas não tenho conhecimento para poder aplicar no meu sistema… http://diarioexcel.com.br/

  • Laiene Vieira

    Nao entendi. A classificação ABC e feita manualmente?

    • Cristina Souza

      Oi, Laiene. Depois da coluna de % acumulada você pode classificar usando a função SE e pegando como referência:

      Curva / Corte
      A / 80%
      B / 95%
      C / 100%

      • Thales Surkamp

        Oi Cristina, pode me ajudar? ainda nao consegui classificar o ABC