Controle de estoque: tudo o que você precisa saber

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

O controle de estoque é muito importante para o seu negócio, não apenas para um espaço físico organizado, mas também para você aperfeiçoar as tarefas da estrutura da sua empresa como um todo.

Fazer o controle de estoque facilita a vida da tua empresa como um todo, e se você ainda não sabe como isso é possível ou até mesmo os benefícios que pode te trazer. Vamos te mostrar tudo que você precisa saber.

O que é controle de estoque

Controle de estoque nada mais é que a organização do seu produto como um todo. Mas também possui a mais importante missão que é fazer o balanço da entrada e saída de toda mercadoria em sua empresa.

Também através do controle de estoque, avalia-se a necessidade de compras de mercadorias que estejam se esgotando. Esse balanço só se da realmente através do controle de estoque.

Por que você deve utilizar o controle de estoque

Se você não acredita que ter um controle de estoque possa ser tão necessário assim em sua empresa, vamos te mostras os benefícios que possuem as empresas que utilizam de controle de estoque eficaz.

Economia

As mudanças que você pode fazer  para reduzir ou eliminar alguns desperdício de recursos e poupar dinheiro da sua empresa é o planejamento aliado a  estratégias que envolvam as técnicas com ferramentas certas.

Ferramentas essas que irão possibilitar esses processos, fazendo controle de estoque é um dos fatores determinantes para o sucesso do seu negócio. Sem um controle de estoque eficaz sua empresa e pode ter muita dificuldade em identificar produtos que estão em falta ou baixa quantidade.

Isso pode fazer com que você faça perca de possíveis vendas já que neste caso seus potenciais clientes estarão procurando outras empresas que possuem o produto desejado a pronta entrega.

Melhoras nas vendas

Se você tem um bom controle de estoque pode se tornar uma grande vantagem vistas à competitividade coma concorrência.  À medida que você vai possuindo determinados produtos que estejam em falta nas empresas concorrentes você garante sim um aumento das suas vendas.

Além do mais isso significa a fidelização dos seus clientes. Pois é horrível para um vendedor consegui fechar uma venda que seja difícil descobrir no final dessa venda que o produto não está no estoque e o pior ainda, é que o produto pode demorar a chegar ou até mesmo não ter uma previsão isso pode frustrar não somente o seu vendedor, mas provavelmente você perder aquele cliente.

A confiança do seu vendedor começa, quando ele sabe que esta vendendo algo que tem certeza que tem na sua loja. Esse controle com fluxo dos materiais da empresa influencia diretamente no desempenho dos setores como financeiro, vendas e  administrativo.

Possibilita prever as necessidades de compras e organização do planejamento da empresa o controle de mercadorias a serem vendidas. Indica  quais os produtos com maior procura e até no momento o que é mais vendido naquele mês.

Melhora no planejamento

O planejamento do seu controle de estoque permite com que sua empresa não gaste tanto dinheiro com produtos que ficaram guardados no estoque por um bom tempo.

Quando você gasta com mercadorias que ficam muito tempo paradas é como se você deixasse de investir em outras situações com mais rentabilidade.

Sem desperdício

Você também possui a possibilidade de amar armazenar muitos produtos que ficam obsoletos ou que possam perder a data de vencimento e sejam despertados pela sua própria empresa. Essas questões são péssimas para saúde financeira da sua empresa e podem ser evitados com controle de estoque definido.

controle de estoque

Com esse controle devidamente administrado a produtividade aumenta os custos de perdas são diminuídas ou até mesmo erradicadas e o seu capital de giro pode ser investido com outros recursos dentro da sua própria empresa ou até mesmo outras aplicações financeiras.

Consequência da sua empresa não ter controle de estoque

Talvez mesmo sem que você perceba, se a sua empresa não possui um controle de estoque, você pode estar com muitos problemas e vamos te mostrar quais.

Você estará oferecendo um serviço pobre para seus clientes

O bom relacionamento da sua empresa com o seus clientes é o principal fator para a boa reputação da mesma  Isso são fatores que se deve constantemente ser desenvolvido para que você não sofra estragos pesados nas quais se refere a melhor gestão de estoque.

Essa desatenção pode fazer com que você não tenha os produtos desejados pelos seus clientes no momento adequado, acabando por perder valiosas oportunidades de venda além do mais você pode estar investindo desnecessariamente em artigos que ficam parados por bastante tempo.

Menos eficácia, mais gastos.

Essas falhas nos seus registros de inventário podem custar mais caro do que você imagina para sua empresa. Se você não tem um controle adequado do seu acervo muitos itens podem ser danificados ou até mesmo destruído longo do tempo sem precisar que você não saberá com a certeza os motivos que levaram a redução do seu estoque.

Pois se você não tem um controle sobre esses desvios de produto sobre os outros, nesse caos que pode se generalizar pela sua empresa você acabará perdendo uma boa parte adicional do seu acervo, onde na verdade não precisa para o período atual desperdiçando assim dinheiro que poderia ser aplicado em outros setores.

Utilize a tecnologia

A nossa atualidade esta repleta de tecnologia e você pode star utilizando dessa ferramenta que pode te ajudar e muito no controle de estoque da sua empresa.

Existem softwares que possibilitam na organização e demanda do seu estoque como um todo, fazendo assim com que te ajude não somente em um controle de estoque eficaz, mas evitando falhas humanas comuns nesse segmento.

Ao perceber todas as vantagens que um controle de estoque pode trazer para sua empresa e também conheceu todas as consequências que a falta de um, pode afetar no seu negócio. Comece agora mesmo a traçar ou implementar um controle de estoque que possa atender sua empresa.