Controle de Estoque Eficiente – Planilha Modelo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Estoque-MetalA administração do estoque ajuda o empreendedor a organizar e fortalecer a empresa. Com um controle de estoque eficiente, é possível antecipar os custos de aquisição dos produtos e com isso, conhecer o valor real de cada produto, ou no caso de uma indústria, o valor real do produto acabado. Mas como podemos ter uma gestão eficiente do estoque?

Com o controle apurado do estoque, a empresa evita perdas de mercadorias, tem informações atualizadas para reposição dos produtos ou produtos vendidos e comprados, e facilita a rotação de produtos que poderiam ficar sem movimentação, parados no estoque.

Como devo criar um Controle de Estoque eficiente

Para obter as informações importantes do controle de estoque, é necessário criar o habito de registrar todas as entradas e saída do estoque. Segue umas dicas de como registrar as entradas e saídas dos produtos.

Registro de Entrada

É importante registrar a data de entrada para todos os produtos. Também, é importante identificar o prazo de validade dos produtos, as quantidades dos produtos que entraram e o valor médio de compra desses produtos. É importante ter vinculado o nome do Fornecedor em cada compra de produto, pois com essa informação, você poderá obter o fornecedor mais barato com o tempo de entrega mais rápido.

Registro de Saída

Para o registro de saída ou de industrialização das mercadorias, é importante que seja especificado a data de saída da mercadoria. Registrar a quantidade que saiu do estoque e também o custo das mercadorias, para ter uma relação de com a entrada de produto. É importante que o valor de custo da mercadoria, tenha os custos de manter no estoque, frete, margem para empresa. E também é importante o registro do motivo de saída de mercadoria, ser for venda, industrialização, aluguel…

Abaixo, segue uma planilha de controle de estoque para auxiliar no gerenciamento do estoque.

Download - Planilha Estoque (XLS)

Download – Planilha Estoque (XLS)

Caso você tenha interesse nesse artigo, curta nosso site e conheça mais a respeito da Execom e o Blog das Pequenas Empresas.