Codigo de Barras – Como organizar o estoque automatizado

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

O código de barras foi originalmente criado para ajudar empresas de grandes comércios a aumentar a agilidade dos processos, e para verificar a saída de produtos a fim de melhorar o controle de estoque. Logo, esta invenção foi rapidamente estendida para todo o varejo. Sua função é especialmente valorizada na hora de organizar estoques. Mas como fazer para organizar o estoque automatizado através dos códigos de barra?

Código de barras – como organizar o estoque de forma automatizada

Código de barras é uma maneira gráfica de representar dados numéricos e também letras. Para saber que informações estão inseridas nas barras, uma espécie de scanner, um leitor específico com raios vermelhos, percorre as mesmas, fazendo a leitura dos dados. As barras escuras são absorvidas e as brancas são refletidas de volta para o leitor. Estes dados absorvidos são capturados pelo computador, que “traduz”, por assim dizer, os dados gráficos em letras ou números compreensíveis pelos humanos.

Os códigos de barra são a identificação de um produto, como um RG. Ao passar o scanner sobre um código de barras, é possível obter todos os dados referentes a este produto, como: descrição, peso, altura, largura, cor e até as datas de fabricação e de validade de cada item, bem como o preço. Além de organizar, este tipo de tecnologia permite um maior controle dos estoques pelo fornecedor, além de eliminar erros de contagem, mantendo assim um rigoroso controle.

O mais conhecido código de barras é o EAN-13. São os mais utilizados em supermercados. Neste modelo, são transformados em símbolo, treze números, que se dividem em quatro partes:

  1. A origem do código de barras
  2. A empresa fabricante do produto
  3. Produto produzido por esta empresa

De acordo com o professor coordenador do curso de Competitividade e Inovação do Programa de Educação Continuada da Fundação Getúlio Vargas, Luiz Carlos Di Serio, os códigos possibilitam ao empreendedor ir mais além do que saber informações sobre o produto, mas também saber importantes informações sobre a gestão geral do seu negócio.

Como organizar estoques através dos códigos de barra

Ainda de acordo com Di Serio, os códigos de barra checam como está o nível do seu estoque e quais os produtos estão sendo mais vendidos. Ter um estoque organizado em códigos de barra é essencial para comercializar com empresas de grande porte.

Para manter seus estoques de produtos organizado, veja algumas dicas:

  • Cadastre todos os produtos da loja com código de barras. Ao fazer isto, etiquetas são geradas para cada produto, é só colar neles;
  • A fim de evitar roubos e furtos, faça um controle de acesso ao local do estoque;
  • Cadastre tudo: prateleiras, gavetas, caixas e etc que existem no seu estoque, nos códigos de barra. Saber onde cada produto está é essencial para a organização e para encontrá-los mais facilmente;
  • Determine procedimentos e normas para receber mercadorias. Ao chegar um produto novo, confira fisicamente, junto com a nota fiscal;
  • Após conferir, armazene o produto no estoque e adicione esta informação ao cadastro eletrônico, a fim de mantê-lo organizado;
  • Sempre que uma mercadoria for retirada do estoque, registre a sua baixa no sistema;
  • Todas as vendas devem ser registradas e as baixas devem ser dadas, juntamente com a emissão da nota fiscal.

Utilizar os códigos de barra ao organizar seus estoques, é uma forma de modernizar e padronizar a cadeia comercial, tornando mais fácil identificar produtos entre empresas, o que aumenta a produtividade e reduz custos, tanto nos processos comerciais, quanto logísticos.

Conclusão

O código de barras facilita muito a vida dos comerciantes e o controle de sua mercadoria. Facilita também aos funcionários, pois ao invés de contar produtos e registrá-los de forma manual em planilhas ou papel, tendo que descrever item por item individualmente, com o código de barras, o encarregado do estoque poderá utilizar o coletor de dados na contagem dos produtos estocados, e assim, o equipamento rapidamente fará a contagem de forma automatizada. Utilizar a tecnologia é sempre uma boa ideia para qualquer empresa que quer permanecer no  mercado atual e ter resultados mais satisfatórios nos seus negócios.

Gostou do texto? Compartilhe sua opinião conosco!