Cadeia de Suprimentos – O que você precisa saber para implantar na sua empresa

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Você está pensando em estruturar uma gestão de Cadeia de Suprimentos na sua empresa? Então este post é para você. Aqui vamos conversar sobre os principais pontos que você deve conhecer para implementar no seu negócio.

 

A Cadeia de Suprimentos é a rede formada por todos os indivíduos, organizações, recursos, atividades e tecnologias envolvidas na criação e venda de um produto, desde a entrega de materiais de origem do fornecedor para o fabricante até a entrega ao usuário final.

 

Em outras palavras, é tudo que envolve desde a compra ou extração/colheita de matéria prima e ou outros insumos e os processos produtivos até a entrega do produto ao destino final – para outras empresas ou diretamente ao consumidor.

 

Quais são os processos de uma boa gestão da cadeia de suprimentos?

 

Planejamento  

O planejamento é o componente de gestão da cadeia de suprimentos envolvido com as previsão de necessidades futuras para equilibrar oferta e demanda.

 

Execução

Chamamos de execução a fase que corresponde ao fluxo de tarefas envolvidas na cadeia de abastecimento, tais como atendimento de pedidos, compras, armazenagem e transporte.

 

Visão gerencial constante 

A visibilidade é a capacidade de rastreamento das peças, componentes ou produtos em trânsito desde o fabricante até ao seu destino final. O objetivo do visibilidade  é melhorar e fortalecer a cadeia de abastecimento, fazendo os dados imediatamente disponíveis para todas as partes interessadas, incluindo o cliente.

 

Ela está ligada diretamente à tecnologia, por meio de sistemas ERP, WMS e outros que integram com soluções de RFID ou Telemetria, permitindo que os usuários visualizem e tomem medidas para  remodelar ou redirecionar a demanda de abastecimento, conforme a necessidade do negócio.

Sustentabilidade e Cadeia de Suprimentos 

A sustentabilidade é uma perspectiva holística dos processos da cadeia de suprimentos e tecnologias que vão além do foco de entrega, inventário e visões tradicionais de custo. Esta filosofia emergente está baseada no princípio de que os produtos e práticas socialmente responsáveis ​​não só são bons para o ambiente, mas são importantes para a rentabilidade a longo prazo.

 

Na prática, ações de sustentabilidade da cadeia de suprimentos podem incluir projetos de redução de custo de energia aplicações de tecnologias verdes no transporte e logística. A mudança maior envolve um nível mais profundo de colaboração com internos e externos da cadeia de abastecimento, como os fornecedores, por exemplo, que podem reexaminar os métodos de entrega, produtos, embalagens e sistemas de medição, tornando os seus processos também mais sustentáveis.

Um bom negócio 

A Cadeia de Suprimentos é uma filosofia administrativa essencial para as empresas que realmente estão preocupadas em executar todos os seus processos com máxima qualidade e entregar ao mercado produtos também com muita qualidade.

 

Por isso, antes de começar a implantá-la na sua empresa, busque conhecimento técnico e conheça outras empresas que já implantaram. É interessante também buscar parceria com consultorias e outras empresas especializadas, que podem te ajudar mapear as necessidades do seu negócio, otimizando o projeto.


Gostou das dicas? Compartilhe sua experiência nos comentários!