Almoxarifado: o que é e como mantê-lo organizado na sua empresa

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Um almoxarifado é um ambiente onde são armazenados mercadorias, ferramentas, componentes etc., e onde estes itens podem ser catalogados, enviados ou recebidos, dependendo de definições estabelecidas pela empresa a partir de suas necessidades. O almoxarifado moderno pode ser parcial ou completamente automatizado, dependendo da forma com que a empresa utiliza a tecnologia em seus processos.

A principal função do almoxarifado, portanto, é manter a empresa abastecida de insumos que ela precisará para manter sua operação em dia – ferramentas, matéria-prima etc. -; ser um local onde as pessoas possam encontrar facilmente estes insumos.

Como manter o almoxarifado da sua empresa organizado

Para muitas empresas, quando se fala em almoxarifado, logo se pensa num ambiente carregado de coisas com serventia, porém desorganizado, onde as pessoas não conseguem entrar porque há uma quantidade enorme de coisas estocadas, um “canto da bagunça”.

A novidade é que, cada vez mais, as empresas estão se dando conta de que ter um almoxarifado organizado, prático e de fácil acesso também contribui com sua produtividade e, consequentemente, com os seus resultados.

Veja a seguir algumas dicas para manter seu almoxarifado organizado:

1 – Controle tudo que está estocado

Faça um inventário de todos os itens mantidos no almoxarifado. Mantenha uma lista detalhada de cada tipo de item que você tem e quanto de cada item está disponível. Se você tem muito de algo, pense em utilizá-lo antes de comprar novamente. Descarte ou devolva aos fornecedores quaisquer produtos danificados que ocupam espaço em seu armazém.

2 – Controle entrada e saída

A partir do momento em que você contabilizar e catalogar tudo que está no seu almoxarifado, controle tudo que chegar – descrição e quantidade – e tudo que sair também.

3 – Otimize o espaço físico

Divida o espaço físico em categorias por tipo, tamanho ou frequência de uso. Por exemplo, os artigos maiores e mais pesados devem ser colocados na parte inferior do armazém ou prateleiras em sobrecarga resistente, onde eles podem ser utilizados com um empilhador.
Assim, você facilita o trabalho das pessoas e pode encontrar os itens com mais facilidade, o que, com certeza, trará mais eficiência para o dia a dia do seu negócio.

4 – Crie seções de itens e os identifique

Rotule os seus itens por seção no armazém. Embora seja bom para você saber onde tudo está, as etiquetas de identificação dos itens vão ajudar outras pessoas que precisam acessar a eles. Simples banners manuscritos ou impressos irão identificar as categorias. Também etiquetar cada item individual, se a embalagem não os identifica. As etiquetas ou notas removíveis são úteis para esta tarefa.

5 – Use a tecnologia no seu almoxarifado

Organize o seu almoxarifado também com um bom software, conhecido como sistema de gestão de armazém, ou estoque ou mesmo almoxarifado. Pode ser uma ferramenta única ou um módulo de um ERP – o que é ainda mais interessante, pois integra as informações do almoxarifado com os demais departamentos da empresa, tornando o fluxo de trabalho mais eficaz.

Gostou do texto? Compartilhe sua opinião conosco!