8 simples técnicas de vendas para aprovar seus orçamentos [#2 todos precisam saber]

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8 simples técnicas de vendas para aprovar seus orçamentos [#2 todos precisam saber]

Ter uma empresa, independente do tamanho, requer investimento financeiro e muita dedicação para conseguir obter sucesso no mercado e, consequentemente, uma maior margem de lucro. Sobre o investimento financeiro, é possível conseguir dinheiro suficiente para criar uma companhia. Entretanto, as ações do gerente e dos empregados devem seguir uma ideia que, para ser implantada, exige-se disciplina no cumprimento das regras e força de vontade, demonstrada na união dos funcionários visando o progresso da empresa.

A maioria das empresas sofrem com o estoque ocioso, o desperdício de matéria-prima, o baixo controle financeiro, baixa capacidade produtiva e a ineficiência da equipe de vendas. Veja a solução para esses e outros problemas que surgirem empregando 8 técnicas de vendas para aprovar o seu orçamento e conseguir obter lucro no ramo de atuação.

#1 Técnicas básicas de grande importância

A negociação é o ponto principal da venda. Afinal, todo o cliente quer economizar na compra e a empresa deseja lucrar ao máximo na venda. Por isso, encontrar um ponto de equilíbrio é fundamental.

Para isso, é necessário utilizar diversos métodos de negociação, que vão desde oferecer descontos, flexibilidade de pagamento, parcelamento, até brindes ou descontos para compras futuras.

#2 Estabelecer um objetivo antes das conversas com o cliente

Saber o que conversar com o cliente antes de entrar em contato faz parte das noções básicas de vendas. Quando um vendedor aborda o cliente, este espera que o funcionário tenha a resposta para tudo.

Por isso, é necessário que o vendedor saiba conduzir a conversa para que todas as dúvidas sejam sanadas conforme o seu conhecimento. Isso demonstra competência, seriedade e passa confiança para que o consumidor realize a compra.

#3 Apresentação e Pontualidade

Quando o representante da empresa vai até o consumidor tudo será analisado. Nesse caso, vale a máxima: “a primeira impressão é a que fica”, ou seja, justamente a questão da responsabilidade e profissionalismo.

A pontualidade é fundamental para demonstrar o quanto a empresa é responsável. Já o profissionalismo é visto sobre o investimento que a companhia faz ao se autopromover com apresentação pessoal, material, logotipo na camiseta, agenda e caneta da empresa.

#4 Escolha o método de negociação

A ideia da negociação é deixar o cliente satisfeito pensando que está economizando, mas a empresa que está lucrando. Pensando nisso, as técnicas de negociação são baseadas em aumentar o preço para abaixar conforme a negociação vai se estendendo.

Para não abaixar muito o valor, é importante unir outras táticas como oferecer um produto adicional, falar sobre as vantagens e a flexibilidade do pagamento, chamar o gerente para “pedir” que possa parcelar o valor em mais vezes.

#5 Follow up (Ligação de Posição do Cliente)

Quando o cliente deseja algo ele solicita um orçamento, e informa o dia de retorno para dar uma resposta sobre a compra. Entretanto, na maioria das vezes isso não acontece, cabendo a empresa ligar solicitando um posição sobre o orçamento.

Nesse momento, é recomendável que o melhor vendedor, com um ótimo feeling de vendas, faça uma ligação verificando o que aconteceu em relação a compra dos produtos e serviços oferecidos pela empresa. Caso a resposta seja negativa, ele deve demonstrar pró-atividade e refazer o orçamento para se equiparar a concorrência e convencer o cliente a finalizar a compra.

#6 Utilize as Técnicas de Linguagem Corporal

As pessoas não se comunicam apenas com a fala, mas sim com todo o corpo. Um som, uma expressão, um gesto podem demonstrar o que o cliente está pensando.

Por isso, conhecer bem o significado da linguagem corporal pode ajudar o vendedor a convencer o consumidor a fechar a compra. Pois, com base no gesto é possível entender qual a reação que o cliente espera do vendedor ao impor uma determinada situação.

#7 Senso de Urgência (prazos)

Ao negociar é necessário informar o cliente da necessidade de ele efetuar a compra, pois não é possível garantir o valor, que é alterado em tempo real, devido a disponibilidade, de acordo com a oferta e a demanda do produto.

Dessa forma, a promoção é por tempo limitado, quem deixar para depois pode ser que consiga ou não o valor disponível no momento. Logo, para aproveitar a oferta basta concretizar a compra por um meio flexível de pagamento como cartão de crédito, por exemplo.

#8 Simpatia

Muitos clientes fecham o negócio ou deixam de finalizar a compra devido à simpatia do vendedor. Não basta ter um sorriso falso e tratar com educação. É necessário demonstrar interesse em vender atendendo primeiramente a necessidade do consumidor.

O cliente quer se sentir importante naquele momento, e o representante da empresa deve ser simpático para conquistar a confiança e a empatia do consumidor. Parece simples, mas não é. Para ter uma equipe de vendas simpática, é necessário até mesmo um treinamento de vendas.

Portanto, colocando em prática essas dicas na rotina dos trabalhadores da empresa, é possível verificar o aumento das vendas, dos lucros e a aprovação de orçamentos destinados aos setores que são de interesse da companhia. Além disso, aplicar da maneira correta as dicas de vendas garante o sucesso em todas as áreas da empresa.

Quais as técnicas de vendas que você utiliza na sua empresa para aprovar o orçamento? Já implementou algumas das dicas na rotina da companhia? Quais foram os resultados obtidos? Deixe um comentário nos contando a sua experiência no assunto.