7 Lições que o Empresário deve tirar com a participação da Seleção na Copa 2014 [O #6 foi muito citado por todos]

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Jogo Brasil x Alemanha

Jogo Brasil x Alemanha

Como um típico brasileiro, torço muito pela minha seleção brasileira de futebol, e fiquei muito desapontado com o rendimento brasileiro no jogo contra a Alemanha e nos jogos da Copa 2014.

O lado bom da história é que podemos (devemos) tirar um proveito dessa situação. Afinal, já que em todo problema existe uma oportunidade, vamos tirar algumas lições claras e aprender.

Como o velho dito já dizia: O homem inteligente aprende com seus próprios sofrimentos; O homem sábio aprende com os sofrimentos alheios.

Nesse artigo exploro os problemas:

  1. Problemas Reincidentes.
  2. Delegar funções importantes a pessoa sem confiança
  3. Persistir no Problema
  4. Prepotência
  5. Falta do Líder na Equipe
  6. Colocar o problema em fatores externos e não reconhecer o erro.
  7. Áreas desconectadas

Dos diversos problemas que ocorreram na partida, veja os problemas que levantamos e verifique se não está enfrentando eles na empresa.

1. Problemas Reincidentes

Felipão gesticulando com os jogadores

Felipão gesticulando com os jogadores

A tática da seleção brasileira nos últimos 2 jogos (contra Chile e Colômbia), se resumiu em lançamentos. Esse problema tático fez com que perdêssemos o meio de campo, local que se armam grande parte dos ataques.

Para o empresário que está atento a sua empresa, um problema que ocorre precisa ser investigado e resolvido, ainda mais reincidente.

Um exemplo que poderíamos utilizar para ilustrar essa posição, é de o cliente não receber mais retorno da empresa. Esse problema pode não gerar transtorno de imediato, mas possivelmente pode evoluir para uma redução na carteira de clientes.

2. Delegar funções importantes a pessoa sem confiança

Alexandre Gallo e Roque Junior espiões da seleção

Gallo e Roque Junior foram os responsáveis por estudar o estilo de jogo alemão para a partida. De acordo com o algumas notícias, Felipão teria definido outra escalação, desconsiderando alguns pontos fortes do estudo dos espiões brasileiros.

Trazendo para a realidade empresarial, é imprescindível que o empresário tenha pessoas de confiança ao seu redor.

Sócios que façam o serviço a altura do cargo. Sócios sem confiança não auxiliam a empresa e acabam agregando preocupação.

3. Persistir no Problema

Fred sem aparecer na Copa  2014

Fred sem aparecer na Copa 2014

Existe uma linha tênue a respeito da persistência. A persistência pode ser um fator positivo se você possui razoes para continuar, principalmente se você conhece os motivos que necessitam o fazê-lo persistir. Por outro lado, a persistência pode ser negativa, quando a razão não se justifica ou quando desconhece o meio ambiente.

O Fred, atacante da seleção brasileira, foi escalado por Felipão em todos os jogos, mas não chegou perto de ter um rendimento satisfatório.

Ter bons motivos nem sempre é decisivo para insistir em ações que não tem resultados positivos. É preciso conhecer o terreno / ambiente que se passa o problema para ter certeza de que prosseguir terá futuras mudanças positivas.

4. Prepotência

Julio Cesar e Davi Luis cantando o hino nacional

Julio Cesar e Davi Luis cantando o hino nacional

Sempre que vimos um jogo da seleção brasileira, é normal ouvimos os narradores falar da superioridade brasileira sobre qualquer outra seleção.

O sentimento de superioridade no consciente coletivo, de fato pode auxiliar qualquer objetivo que se tenha, desde vender, convencer ou desenvolver uma idéia.Mas o sentimento de um produto ou de um serviço de ótima qualidade necessita ser integro e sólido. O contrário pode danificar muito a imagem da empresa quando for solicitado.

5. Falta do Líder na Equipe

Thiago Silva estava cumprindo suspensão

Thiago Silva estava cumprindo suspensão

A falta do líder Thiago Silva que estava cumprindo suspensão, foi um dos fatores que facilitou ainda mais a vida da Alemanha.

O líder que decida entre opiniões ou situações atípicas pode poupar muito tempo e as preocupações do empresário.Eleger um líder do setor, pode dar mais tempo para que o empresário possa focar em seu objetivo.

Para um novo empresário, considerar um sócio de área técnica ou de área financeira, pode ser melhor que tentar buscar isso em um funcionário que não tem tanta garra.

6. Colocar o problema em fatores externos e não reconhecer o problema

Felipao-Gesticulando-Jogo

Após a partida, sem muito entender o que houve, a comissão técnica falou que um dos problemas com o Brasil durante a partida foi causado por um “apagão”, que o problema durou 5 minutos e que foi o suficiente para a Alemanha decidir o jogo.

Lógico que ainda não havia momento para refletir, mas não se podem criar artifícios para definir os problemas que estão ocorrendo.

Uma empresa só consegue corrigir um problema a partir do momento que ela reconhece essa complicação.

7. Áreas desconectadas

Como citei no 1º item, a seleção brasileira não ter o setor do meio de campo, forçava o setor da defesa ter de lançar a bola para o ataque.

Se na empresa não houver distribuição de informação e processos bem estabelecidos, alguma área será sobrecarregada.

É o caso do financeiro se não tiver as informações de Faturamento ou da produção se não tiver as informações de compras. E assim por diante.

Ter processos bem definidos e uma boa organização das informações da empresa pode diminuir bastante a sobrecarga dos colaboradores e trabalhando menos preocupados, pode também diminuir os riscos de problemas.

Reinicio da Partida - Fred - Oscar

Reinicio da Partida – Fred – Oscar

Para nossa seleção só resta esperar por mais 4 anos para fazer melhor e buscar a taça novamente. Mas para o empresário a empresa está todos os dias disponíveis para melhorar.

Agora para nós, torcedores brasileiros da seleção resta ver e admirar a grande humildade alemã. Que mesmo após essa vasta superioridade no esporte, deixaram muitas mensagens positivas a respeito do Brasil.

Após a partida Ozil tweetou essa mensagem.

Após a partida Ozil tweetou essa mensagem.

Imagens de Posts dos jogadores alemães após a partida contra a seleção brasileira pela Copa 2014.

Imagens de Posts dos jogadores alemães após a partida contra a seleção brasileira pela Copa 2014.

Espero que tenha gostado do artigo e se possível comente abaixo e curta o nosso trabalho.