5 fatores que você só saberá fazendo o inventário da empresa

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

O inventário é o levantamento, a identificação, a classificação e a contagem dos itens disponíveis na sua empresa. Ele pode abranger tudo que a empresa tem disponível, desde itens do patrimônio como cadeiras do escritório, computadores etc. até as mercadorias produzidas, mas também pode ser feito em determinadas áreas, conforme a necessidade de levantamento de informações. Por exemplo, você precisa saber qual a quantidade de matéria-prima disponível, para isso faz um inventário.

O inventário é importante para que a empresa conheça o que tem disponível, o que precisa ser comprado e o que precisa ser utilizado/vendido com rapidez. Portanto, ele é também um instrumento de tomada de decisão.

Você já parou para pensar nas coisas que você, como empresário, aprenderá sobre o seu negócio fazendo o inventário da sua empresa? A seguir veja 5 aprendizados que você pode adquirir com esta importante instrumento de gestão:

1 – Saberá exatamente o que está disponível

Ter ciência do que a empresa tem em seus estoques é fundamental, pois, muitas vezes, insumos que estão disponíveis são adquiridos pelo compras e acabam acumulando, o que pode levar a perdas com vencimento de validade, por exemplo. Sem contar que mercadoria parada é dinheiro parado.

2 – Fará compras mais assertivas

Nem as compras domésticas a gente não deve fazer sem necessidade. Ir ao supermercado sem saber exatamente o que precisa pode ser fatal para que a gente adquira itens que não precisamos e, assim, gastamos mais dinheiro. Esta lógica também se aplica às empresas. Um bom inventário pode pautar a equipe de compras na hora de receber os fornecedores e fechar pedidos, gerando economia para a empresa e otimizando os recursos.

3 – Conhecerá os hábitos de consumo da sua empresa

A partir do momento que você passar a controlar os bens da empresa, começará a perceber quais são os hábitos de consumo dela. Assim, saberá qual a média de matéria-prima mensal, podendo planejar melhor as metas de vendas, por exemplo.

4 – Dará senso de responsabilidade à equipe

Sabe aquele ditado “o olho do dono é que engorda a boiada”? Então, a partir dos inventários, você mostrará aos seus colaboradores que tem o controle de tudo que está disponível, criando neles um senso de responsabilidade para com os bens da empresa. Eles passarão a ter mais cuidado ao manipular as mercadorias, evitando avarias e desperdícios, entre outras coisas.

5 – Melhorará seu poder de vendas

Sabendo o que está disponível, você planejará melhor suas vendas, focando em itens que têm maior estoque, por exemplo. Também saberá com precisão quando um item não está disponível, evitando criar expectativas no cliente. Isso, com certeza, melhorará seu resultado comercial.

 Gostou do texto? Compartilhe sua opinião conosco!